Björk revela «Biophilia»: novo álbum e residência multimédia no Manchester International Festival


O Mancheste International Festival recebe Björk em Manchester para aquela que será a estreia mundial de «Biophilia». Björk estará no MIF para uma residência de três semanas, que incluirá seis espectáculos intimistas, para audiências de 1800 pessoas, no espectacular Campfield Market Hall.

Onde é que a música, a natureza e a tecnologia se encontram? Björk apresenta «Biophilia», uma extraordinária resposta a esta fascinante questão e também o seu registo mais ambicioso e excitante até à data. Projecto multimédia que reúne música, aplicações, internet, instalações e espectáculos ao vivo, «Biophilia» celebra a forma como o som funciona na natureza, explorando a imensidão infinita do universo, dos sistemas planetários à estrutura atómica. A sua data de edição e mais pormenores são esperados para breve. Tanto a música quanto as aplicações estarão disponíveis através do iTunes e da App Store.

Nestes seis espectáculos especiais, Björk subirá ao palco com um pequeno grupo de colaboradores únicos, para interpretar canções do seu próximo álbum de estúdio, «Biophilia», assim como música do seu fundo de catálogo, desde sempre reconhecido por desafiar todas as fronteiras de géneros e estilos. Nestes concertos será também apresentada uma panóplia de instrumentos concebidos e construídos especialmente para a ocasião, entre os quais se contam um órgão de tubos controlado digitalmente, feito por encomenda; um pêndulo de mais de nove metros, que aproveita a força da gravidade da Terra para criar padrões musicais – originando uma ligação única entre o arcaico e o moderno –; um híbrido gamelan-celeste (conjunto de instrumentos tradicionais indonésios que incluem xilofones, metalofones, gongos, flautas de bambu, entre outros), também feito por encomenda; e uma excepcional harpa de cavilha (com um funcionamento em tudo semelhante ao de um piano mecânico). Estes dispositivos instrumentais tornam evidentes alguns dos processos físicos que servem de ponto de partida para as novas canções.
Numa colaboração especial com o MIF, depois da estreia em Manchester, o espectáculo de «Biophilia» irá visitar algumas das maiores cidades do mundo. Por sua vez, o MIF irá também trabalhar com jovens de Manchester na exploração dos conceitos musicológicos, científicos e tecnológicos por detrás deste projecto. Numa série de workshops educativos, crianças em idade escolar vão ter a oportunidade única de experimentar, em primeira mão, o mundo de «Biophilia», podendo mergulhar nesse lugar infinitamente rico e inspirador, onde a mais avançada tecnologia encontra a música e a natureza. Mais informações sobre esta iniciativa podem ser encontradas em www.mif.co.uk
«É uma honra trabalhar com Björk e ajudá-la a estrear estes ambiciosos espectáculos. Estamos ansiosos por levar a sua residência às principais cidades de todo o mundo», refere o director do festival, Alex Poots. O Manchester International Festival é o primeiro evento mundial de apresentação de novos trabalhos e espectáculos, realizando-se de dois em dois anos, na cidade de Manchester. Desde 2007, os artistas são convidados a apresentar projectos inovadores, ligados à cultura popular e às artes performativas e visuais. Em 2011, o MIF decorre de 30 de Junho a 17 de Julho.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Powered by Blogger